Universidade no exterior

Onde Tem Universidade No Exterior E Como Conseguir Bolsas?

Quando vai chegando perto da idade escolar muitos alunos e seus pais começam a pensar que curso e que universidade vão entrar e também onde tem universidade no exterior e como conseguir bolsas.

Quando se pensa onde tem universidade no exterior, as primeiras perguntas que costumam surgir é onde fica a universidade de Harvard? E onde fica a universidade de Oxford?

Normalmente estas perguntas surgem porque por muito tempo estas duas universidades foram as melhores do mundo no ranking de avaliação, mas hoje em dia elas perderam estes postos.

Obviamente Harvard e Oxford não se tornaram universidades ruins, elas ainda ocupam respectivamente o terceiro e quinto lugar das melhores do mundo.

Vale lembrar que na educação no Brasil, a melhor posicionada é a USP ocupando o posto número 116, seguida da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que fica na posição 204.

Por isto, pode valer a pena pensar em estudar no exterior e para que possa ver mais sobre isto aqui você vai poder ler:

  • Onde tem universidade no exterior muito conceituada?;
  • E no Brasil onde tem universidade bem conceituada?
  • A educação nos países vizinhos;
  • Bolsas e incentivos para estudar no exterior.

Antes de fazer as malas, viajemos na leitura.

Onde Tem Universidade No Exterior Muito Conceituada?

Universidade no exterior

A maior parte das melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos, sendo que das 20 melhores, 8 estão lá e o rol de países é bastante pequeno se formos pegar somente estas 20 melhores.

Na Europa, França e Inglaterra tem universidades nesta lista e há três universidades nos países asiáticos que tem a economia em alta expansão nas últimas décadas.

É importante saber que na maioria dos países fora da Europa, as universidades são pagas, nos Estados Unidos, por exemplo, todas são.

Para saber onde tem universidade bem conceituada no mundo você pode acessar aqui uma reportagem da revista Exame que divulgou esta avaliação que usei para preparar este texto para você.

E No Brasil Onde Tem Universidade Bem Conceituada?

No ranking que deixei o link para você, também tem um ranking e você vai poder ver onde tem universidade bem conceituada no Brasil, mas não vai dar para escolher entre as 20 melhores.

Se olharmos entre as 500 melhores do mundo, são somente cinco universidades brasileiras que estão no ranking das melhores, sendo quatro no estado de São Paulo e somente a Universidade Federal do Rio Janeiro que aparece entre estas sendo a terceira melhor universidade brasileira.

Há também universidades que fazem parte do ranking das 1.000 melhores no Paraná, Brasília, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

FMU: Conheça os cursos de Graduação da FMU! Clique aqui e saiba mais.

Bolsas E Incentivos Para Estudar No Exterior

Em nosso texto sobre as últimas notícias na educação você vai poder ver que o governo brasileiro vem diminuindo os recursos para que os brasileiros irem ao exterior estudar, isto porque os programas de pesquisa e os órgãos que cuidam disto estão tendo seus recursos diminuídos.

Uma saída para isto é a busca de bolsas:

  • direto das universidades;
  • de alguns programas de pesquisa que são mantidos por fundos internacionais, mas nestes programas o aluno tem que ter rendimento excelente;
  • dos programas de educação no Brasil, que estão cada vez mais escassos.

Vários destes programas pagam um valor que é suficiente para o aluno se manter e pagar a mensalidade, você tem que olhar no site da universidade quais são os programas que ela aderiu para depois ver os critérios do fundo ou até do próprio programa da universidade, algumas também oferecem bolsas diretamente.

Mas como são os melhores que entram a disputa é acirrada e se os pais não têm recursos suficientes para manter um filho em outro país e ainda pagar a mensalidade é interessante pensar na Argentina.

Universidade no exterior

A Educação Nos Países Vizinhos

Dentre todos os países da América Latina, a Argentina foi a que mais buscou meios de universalizar o ensino superior e tem um sistema muito diferente da educação no Brasil.

Com a ampliação do número de vagas e a universalização da educação superior, nossos hermanos conseguiram eliminar o vestibular, isto mesmo, na Argentina todos que terminaram o ensino médio podem ingressar na universidade pública.

E isto não diminui a qualidade, para você ter ideia a UBA (Universidade de Buenos Aires) tem posição no ranking mundial melhor que qualquer outra universidade da América Latina, inclusive que a nossa USP (Universidade de São Paulo) que a melhor posicionada no ranking.

Outros países como Chile, Uruguai e Paraguai também tem universidades mais baratas que no Brasil e com processo de vestibular mais simples, a diferença é que aí você tem que ver bem a qualidade da universidade que você escolher porque é mais parecido com o Brasil, algumas são boas e outras nem tanto.

Para tua decisão então vai ser escolher o curso, a universidade, pesar o custo de viver fora do Brasil e fazer sua escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *